ACONSELHAMENTO DE CARREIRA

Para desenvolver o trabalho de couselling, Stella Angerami aplica a metodologia desenvolvida por ela a partir da teoria de Carl Rogers.

Trata-se de uma abordagem centrada na pessoa, segundo os princípios e valores do modelo do psicólogo norte-americano, cuja crença está na capacidade do indivíduo, latente ou manifesta, de compreender a si mesmo e de resolver seus problemas para alcançar a satisfação e a eficácia necessárias ao seu funcionamento adequado.



Assim, o ser humano consciente dos fatos que o cercam poderá tomar decisões acertadas.

E a prática do counselling auxilia nessa análise imparcial, externa e neutra e também no diagnóstico da situação pontual vivida, o que resulta no aconselhamento profissional. A proposta é a descristalização de ideias pré-concebidas do cenário profissional e pessoal existente para que haja a reconstrução e validação da gestão da carreira, considerando pessoas e performance profissional envolvidas.

O trabalho é dividido em três etapas:

  • conhecer a si mesmo;
  • perceber-se nas situações;
  • construir um plano de ação para concretizar os insights.

Ao longo do trabalho, profissionais em vários estágios da carreira conhecem as próprias armadilhas as quais devem tentar contornar, entendem os padrões que desenvolvem nos relacionamentos à sua volta e descobrem um enorme universo de possibilidades para sua carreira e vida pessoal.